terça-feira, 21 de junho de 2011

Sinto vergonha de mim...


Na semana passada o blog Pensar e Falar (Alexandre Taissum) postou os artigos da constituição de 1988 que falam da Liberdade de Expressão.

Lembrei de um vídeo que recebi por email - Sinto vergonha de mim... - de Cleide Canto e Ruy Barbosa e que já havia visto no Youtube declamado por Rolando Boldrin. E outro de Bertold Brecht - Se os tubarões fossem homens... Declamado por Antônio Abujamra (indicado por Dudz).

Textos e idéias pensadas e ditas a tanto tempo e que se encaixam perfeitamente no que vemos hoje, todos os dias: Violência descabida, corrupção de médicos e policiais, greve de professores, impunidade e injustiça, marcha da maconha amparada por lei.


Assista os vídeos abaixo:


Sinto vergonha de mim
Poema erroneamente atribuído a Ruy Barbosa recebe correção de autoria na declamação Rolando Boldrin.


Se os tubarões fossem homens

Bertold Brecht





Comentem...

2 comentários:

  1. Vergonha a gente tem, e ao mesmo tempo, cumplicidade com os que estão lá para nos representar, pois eles dependeram de nós para assumirem os postos que lhes oferecemos. Entendo isso como a mais sólida das traições. Infelizmente...

    ResponderExcluir
  2. E Bertold Brecht? Grande dramaturgo, poeta e exímio pensador alemão...
    Este acabou por perceber, desde a sua época, as circunstâncias atuais do mundo. Dizia do tempo dele o que até agora vem se perpetuando.
    Como ele, outros transcreveram o que seria a política do futuro.
    Se a gente captar bem a descrição do que nos deixou - e comparar - poderemos identificar os peixinhos, os golfinhos e os tubarões do mundo atual.

    Alex, Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir