Na semana passada o blog Pensar e Falar (Alexandre Taissum) postou os artigos da constituição de 1988 que falam da Liberdade de Expressão.
Lembrei de um vídeo que recebi por email - Sinto vergonha de mim... - de Cleide Canto e Ruy Barbosa e que já havia visto no Youtube declamado por Rolando Boldrin. E outro de Bertold Brecht - Se os tubarões fossem homens... Declamado por Antônio Abujamra (indicado por Dudz).
Textos e idéias pensadas e ditas a tanto tempo e que se encaixam perfeitamente no que vemos hoje, todos os dias: Violência descabida, corrupção de médicos e policiais, greve de professores, impunidade e injustiça, marcha da maconha amparada por lei.
Assista os vídeos abaixo:
Sinto vergonha de mim
Poema erroneamente atribuído a Ruy Barbosa recebe correção de autoria na declamação Rolando Boldrin.
Se os tubarões fossem homens
Bertold Brecht
Comentem...
Vergonha a gente tem, e ao mesmo tempo, cumplicidade com os que estão lá para nos representar, pois eles dependeram de nós para assumirem os postos que lhes oferecemos. Entendo isso como a mais sólida das traições. Infelizmente...
ResponderExcluirE Bertold Brecht? Grande dramaturgo, poeta e exímio pensador alemão...
ResponderExcluirEste acabou por perceber, desde a sua época, as circunstâncias atuais do mundo. Dizia do tempo dele o que até agora vem se perpetuando.
Como ele, outros transcreveram o que seria a política do futuro.
Se a gente captar bem a descrição do que nos deixou - e comparar - poderemos identificar os peixinhos, os golfinhos e os tubarões do mundo atual.
Alex, Parabéns pela postagem!