quarta-feira, 29 de junho de 2011

Primeiro contato com o homem branco


Tribo Toulambi da Papua Nova Guiné em seu primeiro encontro com o homem branco. Vídeo incrível de 1976.
Aparentemente eles pensaram que se tratava de um encontro com alguém morto, logo depois de perceber que era um humano vivo eles tentaram limpar a pele pensando se tratar de cinzas ou algo do tipo. Mais adiante no vídeo quando o homem branco serve arroz para eles nada incrível acontece até que ele adiciona sal, então o gosto deixa o “índio” surpreso. Momento mágico!





Mesmo hoje, ainda percebo a admiração e espanto desse tipo de pessoas "civilizadas" diante de tecnologias corriqueiras. Pessoas que não entendem como funcionam coisas milagrosas e sempre repetem a frase "é o fim do mundo!".

terça-feira, 21 de junho de 2011

Sinto vergonha de mim...


Na semana passada o blog Pensar e Falar (Alexandre Taissum) postou os artigos da constituição de 1988 que falam da Liberdade de Expressão.

Lembrei de um vídeo que recebi por email - Sinto vergonha de mim... - de Cleide Canto e Ruy Barbosa e que já havia visto no Youtube declamado por Rolando Boldrin. E outro de Bertold Brecht - Se os tubarões fossem homens... Declamado por Antônio Abujamra (indicado por Dudz).

Textos e idéias pensadas e ditas a tanto tempo e que se encaixam perfeitamente no que vemos hoje, todos os dias: Violência descabida, corrupção de médicos e policiais, greve de professores, impunidade e injustiça, marcha da maconha amparada por lei.


Assista os vídeos abaixo:

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Anarquismo

Por Thais Pacievitch

Anarquia  é uma palavra de origem grega onde an é um prefixo de negação e arke significa autoridade. É o nome que se dá a um princípio ou à teoria de vida e à conduta que concebe uma sociedade sem governo, onde se obtêm a harmonia, não por submissão à lei, nem obediência à autoridade, mas pelos livres acordos estabelecidos entre os diversos grupos, territoriais e profissionais, livremente constituídos para a produção e o consumo, e para a satisfação da infinita variedade de necessidades e aspirações de um ser civilizado.

terça-feira, 14 de junho de 2011

PÁTRIA MADRASTA VIL


Antônio M.Rocha



Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência. .. Exagero de escassez... Contraditórios? ? Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL. 
Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade. 
O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições. 
Há quem diga que 'dos filhos deste solo és mãe gentil.', mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil  está mais para madrasta vil. 
A minha mãe não 'tapa o sol com a peneira'. Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica.
E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome. Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro Pacote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra... Sem nenhuma contradição!


sábado, 11 de junho de 2011

Professor fala sobre amor e filosofia; ouça

Via Folha.com


Considerado um tema de segunda classe, os sentimentos foram relegados a um plano subalterno na história da filosofia. Entretanto, com uma análise mais delicada, descobrimos que muitos foram os pensadores que se debruçaram sobre o assunto.


Ouça: Audio do professor Clóvis de Barros Filho, professor livre-docente da USP (Universidade de São Paulo)


Leia mais...

sexta-feira, 3 de junho de 2011

KIT GAY É DO BRASIL



Após ver post em O Rato Pelado, vamos acrescentar mais informações (sempre há entrelinhas nas notícias).
A Presidenta Dilma suspendeu o kit anti-homofobia por considerar que algumas frases foram mal colocadas.
É evidente que os vídeos (produzidos pelo Ministério da Educação - MEC, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, e a ONG Comunicação em Sexualidade - Ecos) formulam questões referentes a homofobia (prefiro utilizar o termo preconceito de gênero, pois homofobia seria uma doença), mas a impressão que tenho é de que o que ocorre é a propaganda de opções sexuais, como afirmou a Presidenta, motivo pelo qual foi suspenso.

O pior é que a discussão sobre o kit "Escola sem Homofobia" foi feita em diversos estágios do próprio Ministério e aprovado! E que agora, após a suspensão, serão chamados especialistas  para rever e aprovar o kit.

Vejam os vídeos:

Probabilidade:
Torpedo:

Encontrando Bianca:



Comentem...

Só de sacanagem


Carta de Elisa Lucinda (poeta, escritora, jornalista e atriz brasileira) lida por Ana Carolina durante seu show, seguida de uma canção composta por Ana e Tom Zé.


Abaixo campanha sobre princípios e que a televisão brasileira deveria ter a obrigação de divulgar várias vezes ao dia até a população mudar:




O que a televisão mostra:


Comentem:

Muito Além do Cidadão Kane




Muito Além do Cidadão Kane é um documentário produzido pela BBC de Londres - proibido no Brasil desde a estréia, em 1993, por decisão judicial - que trata das relações sombrias entre a Rede Globo de Televisão, na pessoa de Roberto Marinho, com o cenário político brasileiro. - Os cortes e manipulações efetuados na edição do último debate entre Luiz Inácio da Silva e Fernando Collor de Mello, que influenciaram a eleição de 1989. - Apoio a ditadura militar e censura a artistas, como Chico Buarque que por anos foi proibido de ter seu nome divulgado na emissora. - Criação de mitos culturalmente questionáveis, veiculação de notícias frívolas e alienação humana. - Depoimentos de Leonel Brizola, Chico Buarque, Washington Olivetto, entre outros jornalistas, historiadores e estudiosos da sociedade brasileira. "Todo brasileiro deveria ver Além do Cidadão Kane"

Comentem...

quinta-feira, 2 de junho de 2011

MULHERES SÃO PROIBIDAS DE DIRIGIR...

Por 




Para o bem do trânsito na Arábia Saudita, é proibido mulheres ao volante. Bem que poderia ser no mundo todo, não é? Já imaginaram mulheres dirigindo vestidas a caráter, com burqa, xador ou hijab encobrindo o corpo dos pés a cabeça, inclusive os olhos? Que Alah nos livre!

Calma, gente! Tô brincando, tá? Embora o assunto que passo a comentar seja demasiadamente sério...